Sintra - Palácio de Monserrate


Portugal é um país tão lindo que mesmo depois de tanto tempo ainda descubro (vendo as fotos de uma amiga) lugares maravilhosos que ainda não tinha ido. O Palácio de Monserrate (http://www.parquesdesintra.pt/index.aspx?redir=1&p=parksIndex&MenuId=9&Menu0Id=9) está muito bem cuidado, perfeito para ir com crianças, que podem correr por relvados enormes, ver quedas d´água, lagos. As árvores são gigantescas. Lindo de morrer. O passeio já começa pelas ruelas de Sintra, com casas tão lindas, que já são um monumento. 











O lago parece saído de um quadro de Monet, com suas Water lily, nenúfares, nymphéas.... 

" J'ai mis du temps à comprendre mes nympheas... Je les avais plantés pour le plaisir ; je les cultivais sans songer à les peindre...Un paysage ne vous imprègne pas en un jour..."

"It took me time to understand my waterlilies... I had planted them for the pleasure of it; I grew them without ever thinking of painting them... A landscape doesn't permeate one's being in one day... "

Claude Monet




E o passeio termina com deliciosos doces de Portugal: travesseiro, salame, palmier, bola de Berlin... e um que não me lembro de jeito nenhum o nome.. acho que era "penhasco"? 





Niemeyer. Um exemplo de Brasileiro!


A gente reclama que chove, reclama que está com dor de cabeça, com gastrite, reclama que tem dor nas costas, que não tem trabalho, que tem muito trabalho. Reclama que está frio, que está calor, reclama que não tem férias, que as crianças dão muito trabalho. Reclama que as crianças fazem birra, reclama porque elas crescem depressa.... a gente reclama porque está trânsito, reclama que tem solidão, reclama que não tem tempo. E depois vemos um senhor viver 104 anos. E construir obras lindas. Ser respeitado, trabalhar sem parar. Servir de exemplo para sua geração e para muitas que virão. Se calhar, ele não tinha dor nas costas.. ou tinha, e trabalhava assim mesmo... porque esta vida passa rápido, não? Até hoje me lembro de ter entrado naquele edíficio de curvas que fica numa esquina da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Não há quem passe por ali e não repare naquelas curvas. E imagine como é um apartamento com curvas.. Projetou, também, uma igrejinha, coberta de azulejos azuis que me fazem lembrar os azulejos deste outro lado do Atlântico. Cabe a nós, preservar e honrar as obras de um grande arquiteto que fez curvas de cimento e ondas de betão. Niemeyer. Para sempre, um orgulho para os brasileiros. 




http://www.publico.pt/multimedia/video/sao-paulo-seguindo-niemeyer-e-outros-mestres-20121206-154353

MÚSICA BOA

Nada melhor para começar este blog do que esta mistura de música portuguesa com brasileira de um cantor que descobri (hoje) com uma cantora que já gosto muito, a Roberta Sá. E tem concerto dele no Coliseu...